Uruguai

Este site foi um feito pedagógico para que pudessemos dividir informações sobre este país sul-americano.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cultura Uruguaia

Música e dança do Uruguai

No atual Uruguai predomina a tradição cultural européia. No século XIX foi produzida uma afluência massiva da população européia, principalmente de espanhóis e italianos. Igual que na Argentina, cuja música e danças folclóricas são semelhantes, o gaúcho é o motivo principal.
A milonga, canção e dança nascida em Montevidéu, logo se estendeu para sua vizinha Buenos Aires. O governo e a classe média apóiam as atividades teatrais e musicais, um dos grupos de maior tradição é o Teatro Circular de Montevidéu.
.........................................................................................................                                                                              
Literatura do Uruguai

Algumas das manifestações que fazem parte do patrimônio cultural do Uruguai são as que foram deixadas pelos nascidos nesse território, destacando-se no campo das letras, pensamento, arte e ciência. Exemplo disso é Mario Benedetti, nascido em Montevidéu em 1920, entre suas publicações encontram-se "La Trégua" e seus poemas "Viento del exílio". Outro é Eduardo Galeano, autor de vários livros, traduzidos a mais de vinte línguas e de importante obra jornalística.
......................................................................................................... 
Folclore do Uruguai
O folclore uruguaio apresenta distintas manifestações. Por um lado estão as canções e danças que nascem e se nutrem no âmbito campesino, assim como também o acordeón que imprimi um gracioso ritmo às suas danças. Por outro, as danças e rituais de origem africana deram lugar a um rico folclore afro-uruguaio onde se destaca o famoso candomblé, a grande dança dos cidadãos de Montevidéu imortalizada nos quadros de Fiagri. É um espetáculo de chamar atenção e de muita animação onde seus espectadores se convertem em participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário